
Angola aposta na integração regional com foco na industrialização
Durante os 12 meses de mandato na liderança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Angola vai dinamizar a integração regional da organização, com foco na industrialização como pano de fundo e do capital humano.
A informação foi avançada, segunda-feira, pelo porta-voz da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, Jorge Catarino Cardoso, na cerimónia de lançamento.
“Apenas com pessoas habilitadas, capacitadas e treinadas conseguiremos alcançar os maiores níveis de industrialização, mas não conseguiremos fazê-lo sem fontes de financiamento flexíveis e sustentáveis para garantir que a Agenda de Integração seja financiada, sobretudo, o ambicioso Programa de Industrialização da Região”, acrescentou.
Quanto ao lema escolhido (Capital humano e financiamento: os principais factores para a industrialização sustentável da SADC), o embaixador Jorge Catarino Cardoso disse “este é o mote para a Cimeira, uma estratégia de implementação e, igualmente, um plano de implementação nos domínios do Capital Humano e de Financiamento”.
O também responsável da Direcção África, Médio Oriente e Assuntos Regionais do Ministério das Relações Exteriores frisou que, deste ponto de vista, Angola vai procurar as melhores formas da organização se financiar, desde logo com a operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Regional.
“É um instrumento importante para financiamento, mas que precisa ser capitalizado. Tema este que vai constar igualmente da Agenda da Cimeira e da Região para os próximos 12 meses”, reforçou Jorge Catarino Cardoso, anunciando para hoje, a reunião do Comité Permanente dos Altos Funcionários da SADC para preparar a documentação a ser submetida para apreciação do Conselho de Ministros da organização regional e, posteriormente, à Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo, marcada para 17 deste mês.
No primeiro dia de trabalhos técnicos, que acontece hoje, os peritos de 15 Estados-membros da organização vão cumprir a jornada já sob liderança de Angola no Comité Permanente dos Altos Funcionários da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), até então exercida pela RDC.
Cimeira da TROIKA
Jorge Catarino Cardoso fez saber que, além das reuniões técnicas e do Conselho de Ministros da SADC, acontece, igualmente, no dia 16, a Cimeira da TROIKA de Ordem. Integram actualmente este órgão três países, sob a presidência em exercício da Namíbia, e apoio da liderança cessante da África do Sul. Durante a 43ª Cimeira de Luanda, a República da Zâmbia vai assumir a presidência da TROIKA.
A TROIKA é o órgão da SADC que vela pela situação política e de segurança da região. Constam da agenda de trabalhos reuniões para avaliar e discutir questões políticas e de segurança, cujo relatório é submetido para a consideração dos Chefes de Estado.
Jorge Catarino destacou também, à margem da Cimeira, a realização de uma palestra pública sobre a SADC na Academia Diplomática Venâncio de Moura, prevista para sábado, com dois painéis: o primeiro dedicado às questões políticas e diplomáticas, sob prelecção do antigo Presidente da Tanzânia Jakaya Kikwete; e o segundo voltado para a juventude, com participação de jovens angolanos e especialistas da África Austral.