AIPEX assina três novos acordos de investimento
A Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) assinou, quinta-feira, em Luanda, três contratos nos domínios do turismo, indústria, bem como exploração e construção civil cifrados em 272 milhões de dólares, destacados pelo presidente do Conselho de Administração do organismo público, Lelo Francisco, pelo potencial da criação de emprego e da requalificação urbana.
Os contratos foram assinados com a Cidade Resorts, a Empresa de Desenvolvimento Industrial e Comercial (EDIC) e a Egy Limy, estando consagrados à construção do Start Resort, um complexo turístico, na Ilha de Luanda, à disponibilização de tecnologias para operadores do ramo dos plásticos e à exploração de cobre no Namibe, respectivamente.
O contrato com a Cidade Resorts consiste na edificação de um hotel de cinco estrelas e de apartamentos, envolvendo 220 milhões de dólares, com o arranque das obras previstas para Janeiro de 2024. Está em curso a preparação de um concurso público para selecção do empreiteiro, prevendo-se que o complexo resulte na criação de 570 postos de trabalho fixos, além de dois mil temporários.
Ao abrigo de um outro contrato, a EDIC traz para a Zona Económica Especial novas tecnologias para operadoras do ramo de plásticos, oferecendo potencial de modernização às empresas e novas soluções e produtos para os consumidores, com o investimento estimado em mais de dois milhões de dólares. Depois de finalizadas as obras, 52 técnicos passam por um programa de formação intensivo para terem domínio dos equipamentos avançados. A fábrica vai operar em três turnos, envolvendo 160 trabalhadores.
Por seu turno, a Egy Limy vai iniciar, em 2025, um projecto de exploração de cobre, no Namibe, empregando 50 milhões de dólares para gerar 500 postos de trabalho.