Estamos juntos

Porto do Namibe arrecada mais de 5 mil milhões de kwanzas

Mais de cinco mil milhões 88 milhões 447 mil é o montante arrecadado pelo Porto do Namibe, de Janeiro a Dezembro de 2022, segundo o presidente do Conselho da Administração (PCA) da empresa, Nazareno Neto.

Este valor resulta de um milhão de toneldas de carga diversas transportadas neste período, com destaque para a exportação de rochas ornamentais para a China, Espanha e Itália, na ordem de 71 por cento.

Ao todo, o Porto do Namibe movimentou um milhão 307 mil 500 e toneladas de carga diversa, disse à ANGOP Nazareno Neto.

Dessa cifra, 855 mil 94 toneladas são do segmento de importação e exportação, de acordo com o PCA, que falava no quadro das actividades desenvolvidas no ano prestes a findar.

Acrescentou que neste período foram ainda movimentadas, no segmento de cabotagem e seus derivados, mais de 452 mil toneladas.

No domínio comercial e operacional, disse que o Porto do Namibe registou um marco histórico, ao realizar a maior operação de exportação de rochas ornamentais desde a sua existência, que remonta ao ano de 1954.

Foram cerca de total 52 mil toneladas de granito a granel com destino ao porto de Xiamen, República Popular da China.

Explicou que esse marco superou o maior registo de 17 mil 288 toneladas exportadas numa das operações realizadas em 2017.

O PCA destacou a implementação da Janela Única Portuária (JUP), uma plataforma de atendimento via Web, implementado desde Julho de 2022, que aumentou a eficiência do porto.

Disse ainda que está em construção um dos maiores polos de desenvolvimento industrial, logístico e de serviço do sul de Angola e de referência da África meridional, além do plano de ordenamento do Porto do Namibe, um instrumento que vai definir a área de jurisdição.

Construído em 1954, o Porto do Namibe conta com um quadro efectivo de 256 trabalhadores.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...