Estamos juntos

Angola reitera compromisso com os princípios da ONU

Angola reiterou, quarta-feira, em Nova Iorque, o seu firme compromisso com o multilateralismo, com os princípios e propósitos da Carta das Nações Unidas e com o papel central da Assembleia-Geral como principal órgão deliberativo e representativo da organização internacional.

Falando na reunião informal da Assembleia-Geral dedicada à apresentação das prioridades da presidente do órgão para a segunda parte da 80.ª Sessão, o representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, alertou que a comunidade internacional continua a enfrentar crises e desafios sobrepostos que testam a capacidade colectiva de resposta eficaz.
Entretanto, reconheceu os importantes resultados alcançados no último ano, incluindo a IV Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento e o Compromisso de Sevilha, bem como outros processos multilaterais.
Estes resultados, salientou, demonstram que o multilateralismo pode ainda produzir resultados quando orientado pela vontade política, pela inclusão e pelo respeito pela tomada de decisões intergovernamentais.
De acordo com o embaixador, Angola atribui particular importância à preservação da natureza intergovernamental das negociações, garantindo a transparência, a previsibilidade e a inclusão em todos os processos.
Perspectivando o trabalho das Nações Unidas para o presente ano, o diplomata angolano sublinhou o papel fundamental da organização de servir as pessoas. “Numa altura em que a confiança é frágil e as desigualdades aumentam, a nossa responsabilidade colectiva é garantir que a acção multilateral produz melhorias tangíveis na vida das pessoas, particularmente daquelas que permanecem mais marginalizadas”, ressaltou o embaixador Francisco José da Cruz.
Por fim, reiterou o apoio da missão angolana para colaborar construtivamente com a presidente da Assembleia-Geral e todos os Estados-membros na promoção de um sistema multilateral mais equitativo e inclusivo.
Para a segunda parte da 80.ª Sessão, a presidente da Assembleia-Geral da ONU, Annalena Baerbock, definiu como prioridades centrais o reforço do multilateralismo e da cooperação internacional, sob o lema “Melhor Juntos”, sublinhando que os desafios globais actuais não podem ser resolvidos de forma isolada, sublinhando o seguimento e implementação do Pacto para o Futuro, incluindo reformas institucionais, fortalecimento da governação global e maior coerência entre os três pilares das Nações Unidas.
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...