Estamos juntos

Comissário da UA elogia iniciativa de paz da diplomacia angolana

O Comissário para os Assuntos Políticos, de Paz e Segurança da União Africana (UA), o nigeriano Bankole Adeoye, elogiou as iniciativas da diplomacia angolana para a paz e a estabilidade na Região dos Grandes Lagos.

O comissário africano enalteceu a visão que o Presidente João Lourenço teve em chamar a atenção do continente para reflectir e combater o terrorismo e as mudanças inconstitucionais de governo em África, duas ameaças extraordinárias à consecução dos objectivos da Agenda 2063 da UA, principalmente no que concerne ao silenciar das armas e o processo de desenvolvimento económico do continente.

Bankole Adeoye teceu estas considerações durante um encontro com o embaixador de Angola na Etiópia, no Djibouti e Representante Permanente junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África, Francisco José da Cruz, ocorrido na sede da organização continental e que serviu para analisar questões ligadas à agenda do Campeão para a Paz e Reconciliação da UA, o Presidente João Lourenço.

Enquanto Campeão para a Paz e Reconciliação em África, o Presidente da República de Angola tem a responsabilidade de liderar a mobilização de apoio político e a cooperação dos Estados Membros e galvanizar apoio internacional para que seja dada uma maior prioridade à prevenção, gestão e resolução de conflitos no continente.

Na reunião, ambos os diplomatas esboçaram algumas actividades importantes no âmbito da agenda do Campeão, com destaque para o lançamento, a 31 de Janeiro de 2023, do “Dia da Paz e Reconciliação em África”, a ser comemorado todos os anos.

A 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA sobre o Terrorismo e Mudanças Inconstitucionais de Governo em África, realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio do ano em curso, nomeou o Presidente da República de Angola, João Lourenço, como “Campeão para a Paz e Reconciliação em África”.

A escolha do Chefe de Estado angolano teve como base o seu engajamento na busca de formas de governação cada vez mais participativas e inclusivas que contribuem para a divulgação de uma cultura nacional de paz, assim como a pacificação no continente, sobretudo no âmbito da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

Na próxima Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA, em Fevereiro de 2023, o estadista angolano deverá apresentar o seu primeiro relatório enquanto Campeão para a Paz e Reconciliação em África para actualizar os seus pares sobre as suas realizações, bem como partilhar os seus desafios para consideração e recomendações.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...