12 startups africanas de IA na 2ª edição da FAST Accelerator
Um total de 12 startups africanas de Inteligência Artificial (IA) foram seleccionadas para a 2ª edição do FAST Accelerator, uma iniciativa da Microsoft, em parceria com a Flapmax (empresa de IA) e projectado para fortalecer e dimensionar o ecossistema digital do continente.
Com base no sucesso do programa inaugural, o FAST Accelerator 2023 afirma oferecer uma “experiência transformadora” para fundadores de startups que procuram afirmar-se de forma rápida e sustentável.
A segunda edição recebeu mais de 1200 candidaturas de 35 países de África. Após a conclusão do seu bootcamp online de duas semanas, que contou com a participação de mais de 60 empresas tecnológicas, numa formação online intensiva, com mentores experientes, o programa seleccionou 12 startups, com as quais irá progredir para uma experiência de aceleração abrangente de cinco semanas em Silicon Valley, nos Estados Unidos da América, com início em Outubro.
De acordo com o portal Disrupt Africa, a partir do próximo mês, as empresas participarão numa vasta gama de actividades, incluindo formação, integração de IA, desenvolvimento empresarial, angariação de fundos e vários outros eventos. Trabalharão em estreita colaboração com a Intel e a Microsoft, em projectos de co-inovação, receberão apoio em matéria de vendas e marketing e terão uma capacitação para entrar no mercado, a fim de alargar o alcance do seu público.
Além disso, os membros da equipa de engenharia do Flapmax ajudarão as startups a aplicar modelos optimizados de IA de linguagem ampla (LLM), bem como a dimensionar e ajustar esses modelos nas plataformas Microsoft Azure e Intel.