Trocas comerciais entre Índia e África podem atingir 100 mil milhões de USD até ao final do ano
O volume das trocas comerciais entre a Índia e o continente africano pode atingir, até ao final deste ano, 100 mil milhões de dólares. A informação foi divulgada esta quinta-feira, dia 30, em Nova Deli, capital da Índia, pelo secretário especial do Ministério das Relações Exteriores, Shri Kumaran.
Kumaran, que falava durante um encontro com jornalistas africanos, destacou que os investimentos da Índia em África já superam os 75 mil milhões de dólares, reflectindo assim o crescente interesse do seu país no continente.
O portefólio de projectos da Índia em África inclui a construção de estradas, linhas de transmissão e telecomunicações, existindo também um interesse na modernização das fronteiras, o que facilitará a movimentação de mercadorias e passageiros entre os países.
“A política externa da Índia em relação a África baseia-se numa parceria de desenvolvimento, comércio e laços entre pessoas”, afirmou Kumaran, destacando que essa abordagem visa fortalecer a colaboração entre as nações, promovendo um crescimento mútuo.
Além disso, a Índia tem investido em sectores como o farmacêutico, o da educação e da infra-estrutura digital. Até agora, foram implementados 336 projectos distribuídos por 42 países africanos, dos quais 208 já estão concluídos, 85 estão em execução, enquanto outros se encontram em fase preparatória.
Kumaran enfatizou ainda que a parceria da Índia é centrada no ser humano e orientada pela procura. “Oferecemos assistência e partilhamos a nossa experiência de desenvolvimento em diversas actividades comerciais”, destacou, ressaltando a importância desta troca de conhecimento.
O diplomata mencionou ainda o “Global Sul”, um programa que representa experiências históricas comuns, como o colonialismo e lutas pela independência, ressaltando que o mesmo visa promover uma maior colaboração e compreensão entre os países em vias de desenvolvimento, fortalecendo os laços entre eles.