Tecnologia de pagamentos indiana entra nos mercados africanos
A Índia está a envolver-se activamente com várias nações africanas, com destaque para Moçambique, Namíbia e Quénia, para promover o crescimento da sua Interface de Pagamento Unificada (UPI) e formar colaborações comerciais com sistemas de pagamento.
A UPI, criada pela Corporação Nacional de Pagamentos da Índia (NPCI, na sigla em inglês), é um mecanismo de pagamento móvel multifuncional, que permite transacções fáceis entre várias contas bancárias. Suporta uma série de transacções, desde interbancárias, peer-to-peer (P2P), pessoa-para-comerciante (P2M), até pagamentos ao balcão e por código QR bem como pagamentos periódicos como contas de serviços públicos e propinas.
Desde a sua introdução, a UPI revolucionou a forma como os titulares de contas realizam transacções financeiras na Índia. De acordo com o portal Tech in Africa, a plataforma é utilizada por cerca de 300 milhões de indivíduos e 500 milhões de empresas no país. Surgiu como a escolha preferida para as transacções digitais, registando mais de dez mil milhões de operações mensais e um volume de 180 mil milhões de dólares em Agosto, conforme indicado pela NPCI.
A proposta de expansão da UPI a África destina-se a melhorar a acessibilidade financeira, reforçar as economias rurais, estimular a criatividade das fintech e garantir a transparência, entre outros benefícios.