Estamos juntos

Surto de dengue preocupa autoridades de Cabo-Verde

Em Cabo-Verde a dengue a preocupar as autoridades de saúde. Até ontem, quarta-feira, 27, mais de três centenas de casos estavam confirmados. Em todo o arquipélago, até hoje, quinta-feira, dia 28, havia o registo de cerca de 500 casos suspeitos.

Os números constam do último boletim divulgado pelas autoridades sanitárias do país. Ontem, foram confirmados mais dois casos positivos e duas suspeitos, de acordo com a directora nacional de saúde Ângela Gomes. “A nível nacional já totalizámos 487casos notificados como suspeitos, entre eles 236 confirmados, isso respeitante às lhas de Santiago, Fogo e Maio”, adiantou aquela responsável de saúde à RDP África.

Os primeiros casos foram notificados na cidade da Praia, mas, entretanto, o epicentro da epidemia deslocou-se para a Ilha do Fogo, que contabiliza neste momento 173 confirmações, ou seja, mais de 50% dos casos a nível nacional .

Esta ilha foi, por isso, reforçada em termos de vigilância sanitária. Uma intervenção que, conforme a directora nacional de saúde está a ter impacto na diminuição dos casos de dengue. “Isto demostra o estado de alerta; diagnóstico precoce; hospitalização, nos casos que requerem cuidado redobrado ou por alterações clínicas ou por alterações laboratoriais; conforme as directrizes das equipas que foram preparadas para dar resposta à doença.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...