Estamos juntos

SODIAM arrecada 21,7 milhões USD com venda de diamantes brutos em Luanda

A empresa angolana de diamantes vendeu, em leilão, pedras especiais brutas das Sociedades Mineiras do Catota, Chitotolo, Kaixepa, Lulo, Luminas, Lunhinga, Uari e da Cooperativa Moquita.

A SODIAM – Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola arrecadou um valor líquido total de 21,7 milhões de dólares, acima das expectativas dos produtores, durante o sexto leilão de diamantes brutos realizado na última Sexta-feira, 19, em Luanda.

Num comunicado a que tivemos acesso, a empresa angolana diz que vendeu, em leilão, pedras especiais de diamantes brutos das Sociedades Mineiras do Catota, Chitotolo, Kaixepa, Lulo, Luminas, Lunhinga, Uari e da Cooperativa Moquita.

Não obstante a situação actual do mercado, caracterizada por elevados stocks de diamantes lapidados e escassez de liquidez, a SODIAM justifica que o valor arrecadado resulta da venda de 1.206,91 quilates de diamantes.

“O sexto leilão de diamantes em bruto em Luanda, cujas sessões de avaliação, decorreram de 8 a 18 do mês em curso, nas instalações da SODIAM, compreendeu a apresentação de propostas, submetidas por via electrónica, até às 10h00 de 19 de Maio”, explica a Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola.

Segundo o documento, estiveram em licitação um conjunto diversificado de 36 pedras especiais, sendo sete da Sociedade Mineira do Catoca – que renderam 2,3 milhões de dólares; uma da Sociedade Mineira do Chitotolo (rendeu 4,0 milhões de dólares); 19 da Sociedade Mineira do Kaixepa – que resultaram no encaixe de 2,1 milhões dólares; quatro da Sociedade Mineira do Lulo – vendidas a 10,7 milhões; duas da Sociedade Mineira do Luminas (970,3 mil dólares); uma da Sociedade Mineira do Lunhinga (521,1 mil dólares); uma da Cooperativa do Moquita (11,1 mil dólares) e uma da Sociedade Mineira do Uari que rendeu 1,1 milhões de dólares.

A SODIAM está no mercado há 23 anos e o seu objecto social sempre teve como base a comercialização de diamantes. Ao longo dos últimos cinco anos, contribuiu para o aumento significativo das receitas resultantes da comercialização de diamantes produzidos por todas as sociedades mineiras em actividade no país.

Em 2022, a empresa exportou cerca de 9,2 milhões de quilates em bruto por um valor total de cerca de 2 mil milhões de dólares.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...