Sissoco Embaló quer eleições legislativas antes da época das chuvas
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, prometeu marcar novas eleições legislativas para antes de época das chuvas que começam em Junho, insistindo que as presidências vão ter lugar em Novembro de 2025.
Foi à margem de uma visita ao mercado central de Bissau que Embaló revelou a sua intensão. Disse mesmo que já tem pronto o decreto para marcar a data das legislativas, aguardando apenas que a Comissão Nacional da Eleições conclua a actualização dos cadernos eleitorais e proponha uma data.
Recorde-se que o Presidente da República dissolveu a Assembleia Nacional Popular (Parlamento) em Dezembro do ano passado e ainda não há data concreta para novas eleições.
Embaló manifestou-se convicto que até Julho vão mesmo realizar-se, descartando, todavia, efectivar os dois escrutínios (presidenciais e legislativas) em simultâneo.
Embaló adiantou ainda que está em consultas com a Comunidade Internacional para pedir ajuda financeira para o novo acto eleitoral, como resultado da dissolução do Parlamento onde havia uma maioria da coligação PAI – Terra Ranka, liderada pelo PAIGC.
O chefe de Estado da Guiné-Bissau comentou ainda os ataques e ameaças a jornalistas. Sobre o assunto respondeu que os profissionais da comunicação social “deviam ter orgulho do Presidente da República que têm.”