Estamos juntos

Produção de café nacional cresce 13% em 2023

A produção angolana de café cresce 13% em 2023, para seis mil toneladas, no quadro de metas do Governo que estabelecem um crescimento médio do sector de mil toneladas por ano, a partir de 2026, declarou, recentemente, o ministro da Agricultura e Florestas, citado pela Rádio Nacional de Angola.

António Assis acrescentou que a produção é assegurada pelo sector da Agricultura Familiar e por cafeicultores individuais, solicitando maior envolvimento do capital privado. “Quem se mostrou disponível são as famílias”, disse o ministro.

Em 2022, a produção do grão atingiu “pouco mais de cinco mil toneladas”, mas, tanto esse quanto os cenários do desempenho projectado para os anos posteriores a 2026, ficam aquém do potencial de produção detido pelo país, de 500 mil toneladas por ano.

“Gostaríamos  que, do lado empresarial, houvesse mais projectos no domínio da cafeicultura: temos que ter mais empresários, mas, no lado das famílias, estamos a caminhar bem nas províncias de Malanje, Huíla, Huambo, Bié  e no Cuanza-Sul, pelo que precisamos de fazer mais e mais” para podermos ter escalas de produção, declarou.

António Assis apontou o desenvolvimento de um grande projecto na Quibala, pela fazenda Vissolela, que, apesar de ser “de se lhe tirar o chapéu””, ainda não é suficiente para as ambições do país.

“Você não pode construir um país com um empresário, temos que ter muito mais: é esse o nosso chamamento”, afirmou o ministro ao apelar ao investimento do sector empresarial privado na produção de café.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...