Estamos juntos

Petro atinge meias-finais da BAL em desafio frenético

O Petro de Luanda venceu na noite de segunda-feira o AS Douanes do Senegal, por 66-65, em desafio frenético e chega às meias-finais da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês).

A perder por 20 pontos de diferença, o campeão angolano foi resiliente na recuperação e marcou nos últimos segundos os dois pontos que valeram a vitória, até certo pontos inesperada.

Neste confronto dos quartos-de-final, o extremo-base norte-americano, Nicolas Fauls, contratado pelos “tricolores” propositadamente para esta prova, foi determinante: anotou o triplo do empate na ponta final e em seguida os dois pontos do triunfo.

Os angolanos, crónicos candidatos ao título, saíram em vantagem no quarto inicial por 13-8, mas com um colectivo bastante faltoso.

No quarto seguinte conservaram a vantagem em 28-25, perante a um adversário que foi alterando constantemente o seu cinco na quadra.

No terceiro período, o Douanes mostrou ser o vice-campeão em título. Alterou todo o seu jogo tendo igualado pela primeira vez o marcador em 28 pontos e dai em diante não mais ficou para traz no placar.

O Petro acabou por efectuar uma recuperação extraordinária de vinte pontos, com Nicolas Fauls a marcar um triplo e igualar o marcador em  64 pontos, quando faltavam 38 segundos para o fim do jogo.

Do lado do Petro, as sucessivas indefinições quer na defesa como no ataque deixavam sinais claros de que não chegariam às meias-finais o que veio acontecer nos instantes derradeiros com um triunfo tangencial de 66-65.

Com 13 pontos , 2 ressaltos e igual número de assistências, Nicholas Faust foi o melhor cestinha do conjunto angolano, seguido por Yanick Moreira, com 9 pontos e igual número de rassaltos, além de 3 assistências.

Destacaram-se ainda o norte-americano Markeith Cummings, com 9 pontos, 4 ressaltos e uma assistência, tal como Glofate Buiamba, que anotou 8 pontos, 3 ressaltos e 5 assistências .

Na meia-final, quarta-feira, o Petro mede forças com o Cape Town Tigers da África do Sul.

Esta é quarta tentativa dos angolanos em chegar ao título, depois do terceiro lugar (2021) segundo (2022) e quarto (2023).

Recorde-se, o Al Ahly do Egipto, campeão em título, falha às meias-finais, depois de averbar duas derrotas.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...