Estamos juntos

Os seis palcos do CAN

É já no próximo sábado, dia 13, que a bola começa a rolar no Estádio Olímpico Alassane-Ouattara, em Abidjan, na Costa do Marfim, dando início à 34ª fase final do CAN, a mais importante competição futebolística do continente. O pontapé de saída é dado pela selecção anfitrião, uma das favoritas, e pela lusófona Guiné-Bissau. Depois, segue uma maratona de jogos até à final, no dia 11 de Fevereiro.

Estádio Olímpico Alassane-Ouattara

Situado em Anyama, a norte de Abidjan, a capital económica e maior cidade da Costa do Marfim, o Estádio Alassane-Ouattara, também conhecido como Estádio Olympique d’Ebimpé, é um complexo desportivo polivalente concebido para acolher competições de futebol, râguebi e atletismo. Implantado numa área de 40 hectares, tem capacidade para 60.000 pessoas. O recinto foi concebido pelo Instituto de Design Arquitetónico de Pequim, China. Inaugurado a 3 de Outubro de 2020, na presença do Presidente Alassane Ouattara, de membros do Governo da Costa do Marfim e do Embaixador da China na Costa do Marfim, o Estádio Alassane Ouattara acolherá a cerimónia de abertura e a final da Taça das Nações Africanas de futebol de 2023.

 

Estádio Félix Houphouët-Boigny

Carinhosamente conhecido como “Le Félicia”, este recinto representa mais um exemplo de estádio polivalente na Costa do Marfim, adequado a modalidades como o futebol, o râguebi e o atletismo. O seu nome é uma homenagem ao fundador da nação da Costa do Marfim, Félix Houphouët-Boigny. Situado no bairro de Plateau, em Abidjan, o estádio tem uma capacidade para cerca de 40.000 espectadores. É utilizado para os jogos da selecção nacional de futebol da Costa do Marfim e acolhe também alguns jogos do campeonato nacional de futebol.

 

Estádio Amadou Gon Coulibaly

Situado na cidade de Korhogo, no norte da Costa do Marfim, as suas obras começaram em Setembro de 2018 e ficaram concluídas em Setembro de 2023. Com uma lotação de 20.000 pessoas, o estádio foi baptizado em honra de Amadou Gon Coulibaly, Primeiro-Ministro de 2017 até à sua morte em 2020. Irá acolher os jogos do Grupo E, bem como o jogo entre a República Democrática do Congo e a Tanzânia, no Grupo F.

 

Estádio da Paz

Situado na cidade de Bouaké, no centro do país, o recinto tem capacidade para 40.000 espectadores. Foi originalmente construído para acolher jogos da CAN em 1984. Após obras de renovação, o estádio estará também pronto para receber jogos da Taça das Nações Africanas de 2023. Angola, que integra o grupo D, fará a sua estreia neste recinto contra e Argélia no dia 15, defrontando ainda neste mesmo recinto, dia 20, a Mauritânia.

 

Estádio Charles-Konan-Banny

Situado em Yamoussoukro, a capital criada pela fundador da pátria marfinense, tem uma capacidade para 20.000 espectadores. Foi inaugurado pelo antigo Primeiro-Ministro, o falecido Amadou Gon Coulibaly, em 19 de Outubro de 2018. Os Palancas Negras irão efectuar aqui o seu último jogo do grupo contra o Burquina Faso, dia 23.

 

Estádio Laurent Pokou

Situado na cidade costeira de San Pedro, possui uma lotação de 20.000 lugares totalmente cobertos, ocupando uma área de mais de 23 hectares. O edifício tem uma forma retangular com uma cobertura de betão. Irá acolher os jogos do grupo F e alguns dos oitavos de final.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...