OEACP aprova estratégia de mobilização de recursos
A 116ª Sessão do Conselho de Ministros da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico (OEACP), que decorre desde 18 deste mês, em Bruxelas, Bélgica, aprovou a estratégia de mobilização de recursos da instituição.
Foram igualmente aprovadas a estratégia de implementação do instrumento de vizinhança e de avaliação dos programas multipaís da OEACP, por serem financiados no âmbito do instrumento de vizinhança de desenvolvimento e de cooperação internacional.
Na reunião, que termina amanhã, Angola está representada pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Exterior, Domingos Vieira Lopes.
Durante os trabalhos, o diplomata angolano presidiu, na sede da Organização, à reunião do Comité Ministerial da Cooperação para o Financiamento ao Desenvolvimento OEACP, na qualidade de Angola ser vice-presidente do mesmo.
O Comité tomou boa nota em relação à Organização do Fórum Regional do Centro de Cooperação Sul-Sul e Triangular para a África Central.
O Mecanismo para a Cooperação e Financiamento ao Desenvolvimento é um compromisso adoptado pela Cimeira de Chefes de Estado e de Governo de Nairobi (Quénia), em 2019, e Luanda (Angola), em 2020, sobre a necessidade da OEACP engajar-se em campanhas estruturantes de mobilização de recursos visando o suporte às operações do secretariado, assim como para o financiamento dos programas de desenvolvimento dos Estados-membros.
O acto constitutivo da OEACP é o Acordo de Georgetown, assinado em 1975. O principal objectivo é o desenvolvimento sustentável dos Estados-membros e na sua integração gradual na economia global.
Angola assume a presidência da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico, que tem como secretário-geral o angolano Georges Rebelo Chikoti.