Estamos juntos

NPG deve iniciar prospecção para a exploração de petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) vai realizar, nos próximos dias, trabalho de prospecção para a exploração de petróleo nos municípios do Rivungo, Calai e Cuangar, na província do Cuando Cubango.

Em declarações à imprensa, no final do encontro que manteve que o governador provincial do Cuando Cubango, José Martins, o director do Gabinete de Segurança Institucional da ANPG, Manuel Domingos Dembe, avançou que numa primeira fase, arrancaram os trabalhos de desminagem das quatro áreas identificadas que serão alvo de prospecção de petróleo.

Manuel Domingos Dembe disse que a ANPG está a trabalhar no Cuando Cubango com uma equipa de avanço, para  garantir o acesso e mobilidade dos técnicos que a posteriori poderão efectuar um estudo das potencialidades geológicas da província.

Apesar de algumas áreas onde serão desenvolvidos os trabalhos de prospecção estarem livres de minas, salientou, é necessário que haja uma revisão para se evitar um eventual acidente com engenhos explosivos, tendo em vista que a província foi um dos maiores palcos de guerra durante o conflito armado.

“Apesar do trabalho de desminagem ser um processo bastante relativo é necessário que haja verificação, para se evitar incidentes do nível zero”, disse, acrescentando que este processo está a ser levado a cabo pela empresa de desminagem Horizonte 21.

Manuel Domingos Dembe fez saber que durante o trabalho de prospecção serão recolhidas mais de três mil amostras nas áreas já identificadas para saber-se o potencial de petróleo existente na região e a posteriori traçar-se medidas e estratégias para a sua exploração.

A nível do país, frisou, o processo está a ser desenvolvido nas bacias de Cassange que abrange as províncias do Cuanza-Norte, Uíge, Malanje e as Lundas Norte e Sul, bem como as bacias do Tochi-Okavango que contemplam as regiões do Moxico, Cunene e Cuando Cubango.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...