Estamos juntos

Nova investigação põe em causa origem do homo sapiens num único local em África

Cientistas do Canadá e dos Estados Unidos publicaram recentemente uma investigação que desafia a teoria tradicional sobre as origens dos humanos modernos em África.

Após um aturada análise de dados genéticos, investigadores da Universidade McGill (Canadá) e da Universidade da Califórnia (EUA), sugerem que existiam múltiplas populações a viver em diferentes partes de África, migrando de uma região para outra e misturando-se entre si ao longo de centenas de milhares de anos.

Este ponto de vista vem contrariar a teoria de que o Homo Sapiens surgiu de uma única população ancestral na África Oriental ou Austral. “Em diferentes épocas, as pessoas que abraçaram o modelo clássico de uma única origem para o Homo Sapiens sugeriram que os humanos surgiram primeiro na África Oriental ou Austral”, disse Brenna Henn, geneticista populacional da Universidade da Califórnia, e co-autora principal da investigação.

“Mas tem sido difícil conciliar estas teorias com os limitados registos fósseis e arqueológicos da ocupação humana em locais tão distantes como Marrocos, Etiópia e África do Sul, que mostram que o Homo Sapiens se encontrava a viver em todo o continente há pelo menos 300 000 anos”, afirmou Brenna Henn.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...