Estamos juntos

Morreu Chude Mondlane

Faleceu, na madrugada desta segunda-feira, dia 24, Chude Mondlane, uma das filha do fundador e primeiro presidente da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Eduardo Mondlane, vítima de doença. Chude estava internada numa clínica em Morningside, Joanesburgo, na África do Sul, adiantou o jornal moçambicano ‘Canalmoz’, citando uma fonte familiar. Contava 66 anos.

Jennifer Chude Mondlane era a filha do meio do casal Mondlane e a única que nunca esteve envolvida na política nem no mundo dos negócios. Antropóloga de formação, estudou dança e ballet clássico, tendo seguido a carreira artística ligada à música, como cantora e promotora musical, dividindo o seu tempo entre Moçambique, África do Sul e os Estados Unidos, de onde era natural a sua mãe Janet.

Activista social, Chude era produto de duas culturas e de tempos de resistência que a marcaram como pessoa e artista. Influências que marcaram a sua carreira profissional e a sua vida pessoal.

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, já lamentou esta manhã a morte da artista e disse esperar que seu legado artístico seja preservado.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...