Estamos juntos

Ministro dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia demite-se após suspeitas de corrupção

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Zâmbia, Stanley Kakubo, demitiu-se, quarta-feira, dia 27, depois de ter sido divulgado um vídeo alegadamente a receber uma considerável quantia de dinheiro de um empresário chinês. O ministro não negou a sua participação no vídeo.

Kakubo disse que estava a enfrentar “alegações maliciosas sobre uma transação comercial” e que se tinha demitido para que o governo não fosse arrastado pela controvérsia.

No vídeo, vê-se dois homens sentados junto a uma mesa a contar o dinheiro cuidadosamente empilhado, tanto em dólares americanos como em kwachas zambianas.

Os seus rostos não são visíveis, mas o facto levou a um turbilhão de especulações nas redes sociais que garantiram tratar-se de Kakubo e um empresário chinês. Houve também quem questionasse por que razão não havia sido feita uma transferência bancária e se tinham sido pagos impostos na sequência da transação.

Na redes socais surgiram imagens de correspondência manuscrita supostamente trocada entre o responsável governamental e uma empresa mineira chinesa em que se falava num valor de 100 000 dólares. Outra, datada de 8 de Julho de 2022, mencionava um montante total de 200 000 dólares.

Na sua carta de demissão, Kakubo não contestou a autenticidade do vídeo ou das notas manuscritas e disse ter sido vítima de “alegações maliciosas sobre uma transação comercial entre a empresa privada da minha família e o nosso parceiro comercial com quem ainda mantemos boas relações.”

O Presidente Hichilema aceitou de imediato a demissão de Kakubo, reconhecendo o “trabalho e liderança louváveis”.

Esta é a segunda vez que Kakubo se encontra no centro de uma polémica. No ano passado, foi acusado de ter recebido um suborno, após ter sido visto a sair do escritório de uma empresa de cimento chinesa com uma pasta. Na altura, negou qualquer irregularidade, tendo o Presidente o defendido, dizendo tratar-se de um calendário e uma agenda.

Sabe-se que as empresas chinesas são grandes investidoras na Zâmbia. A embaixada chinesa afirmou, em 2022, que mais de 600 empresas chinesas tinham investido cerca de 3 mil milhões de dólares na Zâmbia.

Kakubo é o primeiro responsável do governo forçado a demitir-se desde que o Presidente Hakainde Hichilema assumiu o cargo, em Agosto de 2021.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...