Estamos juntos

Massificação do trigo arranca com envolvimento de mais de três mil famílias

Mais de três mil famílias estarão envolvidas no programa de massificação da produção do trigo na província do Bié, época 2023/24, numa perspectiva de cultivo de mais de quatro mil e 500 hectares de terras, numa combinação entre o sector empresarial e familiar.

Os dados foram avançados pelo director provincial da Agricultura, Pecuária e Pesca, Felizardo Brito Capepula, no acto de arranque do referido projecto para a época em curso, decorrido terça-feira, na aldeia Chimaha, na sede do município do Chinguar.

O programa, tal como em outras partes do país, foi relançado na época agrícola passada, com o objectivo de fomentar o cultivo do cereal em grande escala. O mesmo será implementado até 2027.

A província do Bié colheu na época anterior mais de 10 mil toneladas bruta deste cereal, número que se prevê superar, estimou Felizardo Brito Capepula.

Para o alcance das metas preconizadas na presente campanha agrícola, o director informou que foram distribuídas 167 toneladas de sementes aos municípios da província, sobretudo aqueles que possuem mais de 50 hectares de terras aráveis para a produção do cereal.

Apontou igualmente a cooperação com as instituições de ensino, de modo a se aplicar na prática os conhecimentos técnicos e científicos para que haja maior eficácia e eficiência.

Manuel Chipilica, um dos agricultores de trigo, enalteceu a política do Governo de distribuição de sementes, o que poderá alavancar o relançamento da produção do cereal.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...