Itália vai instalar Centro de Tecnologia e Treinamento em Agronegócio em Angola
O Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, recebeu nesta semana, em audiência, o Embaixador da Itália em Angola, Cristiano Gallo, com quem abordou a perspectiva de cooperação económica que Angola e a Itália podem explorar nos próximos cinco anos.
Cristiano Gallo disse que a Itália está interessada em participar do processo de diversificação da economia nacional, em curso, e manifestou o interesse de instalar em Angola um centro de tecnologia e capacitação em agronegócio.
Mário Caetano João encara a proposta como um elemento que se enquadra no primeiro pilar do PDN 2023/2027 que é dedicado à capacitação do capital humano e garantiu que será criada uma equipa composta por quadros do MEP e da embaixada italiana, no sentido de se trabalhar na sua materialização.
O Ministro aproveitou a oportunidade para apresentar a base da estrutura do PDN 2023/2027, que passa pelo capital humano, com foco na educação, modernização das infra-estruturas, com realce para a mobilidade e diversificação da economia, com o agronegócio em destaque.
Mário Caetano João convidou, igualmente, a Itália a ser uma das parceiras do Ministério da Economia e Planeamento na internacionalização dos eventos económicos previstos para 2023, como são os casos da FILDA, Blue Economy Forum, a Angola Start Up Summit, Angola Expo Tourism, Kizomba International Festival, o Fórum sobre Energias Renováveis, Angola Fashion Summit e a Feira de Materiais de Construção.