Estamos juntos

INE garante apoio de meios aéreos para o êxito do Censo Piloto 2023

O director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), José Calengi, anunciou, esta quinta-feira, na cidade de Menongue, que vão ser disponibilizados meios aéreos para o êxito do censo piloto nas áreas de difícil acesso, com destaque para a província do Cuando Cubango, devido ao estado avançado de degradação das estradas.

José Calengi, que chefia o Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial ao Censo Piloto em serviço na província, disse que o Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria vai dar toda a ajuda necessária para que os meios aéreos estejam à disposição dos agentes de campo.

Durante um encontro com o governador do Cuando Cubango, José Martins, referiu que o Ministério da Administração do Território disponibilizou, também, 41 viaturas todo-o-terreno para apoiarem as equipas técnicas ao serviço do censo piloto nas sete províncias seleccionadas, o Bengo, Bié, Cuando Cubango, Cunene, Luanda, Lunda-Norte e Uíge.

José Calengi realçou que o Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial do Censo Piloto é composto por vários departamentos ministeriais, para permitir que preste todo o apoio necessário, no sentido de se acudir a qualquer situação ou constrangimento para o êxito desta operação.

O responsável sublinhou que, por este facto, o Grupo Técnico está na província do Cuando Cubango, com o objectivo de constatar os trabalhos que decorrem nos dois municípios escolhidos para esta operação, designadamente, Cuangar e Cuito Cuanavale, sobretudo, no que toca à realidade operativa no campo.

O director-geral do Instituto Nacional de Estatística disse que depois do lançamento oficial do censo piloto, a 19 de Julho, é urgente aferir o nível de prontidão dos trabalhos nas sete províncias, para pontualmente se debelarem alguns constrangimentos na actividade dos agentes de campo.

“Desde que se lançou o censo piloto, nós recebemos apenas informações. Nem sempre elas reflectem toda a realidade e a experiência aconselha que, para além dos dados partilhados regularmente a propósito do desenvolvimento das actividades, também, se  precisa constatar no terreno”, disse.

José Calengi assegurou que, neste momento, os agentes de campo nas sete províncias estão a terminar o trabalho de recolha de informações relacionadas com os casos especiais, que envolvem unidades militares e prisionais, instituições de abrigo colectivo e os sem abrigos, dentro das áreas circunscritas somente para o censo piloto, para posteriormente dar-se início aos agregados familiares.

“É esta programação que foi feita no lançamento do censo piloto a 19 de Julho do corrente ano sobre a necessidade de se começar com os casos especiais, cujos trabalhos estão na fase final, para posteriormente avançarmos com a recolha de informações dos agregados familiares”, informou o dirigente.

O director acrescentou que, em cada município, foi seleccionada uma comuna, onde foram identificadas as secções censitárias específicas, e no Cuangar e Cuito Cuanavale foram as sedes comunais.

“Com o apoio do Governo do Cuando Cubango, sobretudo, do governador/coordenador da comissão técnica provincial, nós alcançaremos facilmente os objectivos que se almejam desta importante operação”, garantiu.

José Calengi realçou que o Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial do Censo Piloto tem estado a receber informações periódicas positivas sobre o andamento do processo e tudo aponta que os objectivos serão preconizados de acordo com o planificado.

Apelou à população a prestar a informação aos agentes recenseadores que foram mobilizados para o êxito do processo, acrescentando que o censo é uma actividade que envolve todos, fundamentalmente, a participação activa da sociedade no que toca à boa recepção dos técnicos.

 Governador assegura acompanhamento

O governador do Cuando Cubango, José Martins, garantiu que o Governo local vai prestar todo o apoio necessário para que o censo piloto nos municípios do Cuangar e Cuito Cuanavale alcance o êxito desejado.

José Martins disse que o Governo da província está a acompanhar todos os trabalhos em curso em prol do censo piloto, sobretudo, das equipas técnicas que estão, neste momento, engajadas na recolha de casos especiais nos municípios seleccionados.

Segundo o governante, espera-se que a visita do Grupo Técnico de Apoio à Comissão Multissectorial do Censo Piloto à província possa contribuir para uma maior dinâmica nos trabalhos em curso, de modo que o Cuando Cubango cumpra as metas programadas.

Formação dos agentes de recenseadores

O responsável do Serviço Provincial do INE (SPINE), Ruben das Dores Nunes, informou que encerra, hoje, a formação dos 40 agentes de campos recrutados nos municípios do Cuangar e Cuito Cuanavale, para que na próxima segunda-feira arranque o processo de recenseamento dos agregados familiares.

Ruben das Dores Nunes recordou que os formandos, assistentes técnicos, informáticos, cartógrafos e motoristas estão a receber conhecimentos sobre a responsabilidade dos agentes de campo, módulo comportamental, administração e finanças, tipos de questionários do Recenseamento Geral da População e da Habitação, preenchimento para os casos especiais, entre outros temas.

O dirigente disse que continua o processo de reconhecimento de casos especiais nos municípios do Cuito Cuanavale e Cuangar, que consiste na identificação de pessoas sem abrigo e dementes, quartéis militares, estaleiros de empresas, unidades hoteleiras e similares, para que nenhuma pessoa possa falhar na contagem.

Ruben das Dores Nunes referiu que os 64 agentes mobilizados no Cuando Cubango, entre os assistentes técnicos provinciais, municipais e comunais, assim como os agentes de campo, estão em prontidão para trabalharem sem qualquer constrangimento nos dois municípios escolhidos na província para o censo piloto da população e habitação.

O responsável provincial do INE salientou que no município do Cuito Cuanavale foram catalogadas 19  zonas censitárias, dos quais uma urbana e 18 rurais, ao passo que no Cuangar totalizam 17 zonas censitárias, sendo quatro urbanas e 13 rurais, antes de informar que, para os desdobramentos das duas equipas criadas, o SPINE recebeu cinco viaturas, cedidas pelo Ministério da Administração do Território para o asseguramento deste processo de 30 dias.

Depois do encontro de cortesia, a delegação deslocou-se para o município do Cuito Cuanavale para constatar, sobretudo, o andamento da formação dos 21 agentes de campo recrutados nesta localidade para a realização do censo piloto.

Hoje, a comitiva vai trabalhar no município do Cuangar, a 500 quilómetros da cidade de Menongue e limítrofe com a República da Namíbia, para presenciar a formação dos agentes de campo e avaliar as condições criadas para o êxito do censo piloto.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...