Inaugurada na Funda escola para aprendizagem do agroprocessamento
O secretário de Estado para a Economia, Ivan dos Santos, inaugurou, na tarde de terça-feira, junto do mercado do “Sabadão”, na comuna da Funda, município de Cacuaco, a Escola Rural de Agroprocessamento, inserida no AgriPREI, um segmento do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).
Denominada “Otchitanda Weza Temperos”, a escola é uma iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento, através do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), com assistência técnica da FAO, para assegurar o desenvolvimento de competências e a formalização económica dos pequenos agronegócios.
Ivan dos Santos esclareceu que o Agri-PREI está a promover a implantação de unidades económicas de agroprocessamento dos produtos agrícolas em pequena escala, denominadas “Otchitandas” e unidades de produção agrícola primária integradas “Chitakas”, visando, fundamentalmente, as boas práticas agrícolas integradas e melhor aproveitamento das frutas e vegetais no campo, utilizando técnicas e processos de implementação fáceis, acessíveis e sustentáveis.
O governante informou que já foram instaladas escolas do género no município de Cacuaco, na comuna do Calumbo (Viana) e no Cavaco, em Benguela, realçando que o primeiro Centro de Capacitação em Agroprocessamento foi instalado no mercado do KM30, em Luanda, para a aprendizagem e valorização dos produtos do campo, que geralmente se deterioram antes mesmo de chegarem à mesa do consumidor final.
Já foram formados, no âmbito do projecto, mais de 40 mulheres na lavagem e calibração, descasque, selecção e corte de produtos agrícolas, desidratação de frutas e vegetais, embalagem e conservação dos produtos, gestão de resíduos orgânicos, venda e marketing.
A “Otchitanda Weza Temperos” da Funda é gerida pela Cooperativa de Produtores de Hortícolas da Caop Velha. A inauguração desta escola foi testemunhada pelo sub-director regional do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Patrice Talla, que se congratulou com o facto de o apoio desta agência da ONU estar a resultar em acções concretas que visam a melhoria da agricultura.