Governo do Congo-Brazzaville nega rumores de golpe de Estado
O Governo do Congo-Brazzaville desmentiu veementemente notícias postas a circular que davam conta de uma tentativa de golpe de Estado contra o presidente Denis Sassou Nguesso, no poder há 39 anos.
A notícia surgiu na sequência de rumores nas redes sociais de que os militares estariam a tentar destituir o líder de 79 anos, que se encontra actualmente nos EUA a participar numa cimeira da ONU com outros líderes mundiais.
“O Governo desmente estas notícias falsas”, publicou o Ministro da Informação Thierry Moungalla na sua conta X (antigo Twitter) no domingo, afirmando que queria tranquilizar a população para que pudesse “exercer as suas actividades com calma.” O site do governo também publicou uma declaração negando as informações sobre a tentativa de golpe.
Nos últimos meses, tem havido uma onda de golpes de Estado em África, inclusive no vizinho Gabão, onde os militares tomaram o poder em Agosto.
Sassou Nguesso subiu ao poder através de um golpe militar, em 1979. Em 1992, perdeu as primeiras eleições multipartidárias do Congo, mas recuperou o poder em 1997, após uma guerra civil.
O líder congolês é o terceiro presidente há mais tempo no poder em África, depois de Teodoro Obiang Nguema, da Guiné Equatorial, e Paul Biya, dos Camarões.