Fitch mantém “rating” de Angola em B- com perspectiva de evolução estável
A agência de notação financeira Fitch Ratings decidiu, sexta-feira, manter o “rating” de Angola em B-, com uma perspectiva de evolução estável, prevendo um crescimento económico de 1,2% e uma inflação de 24,5% no próximo ano.
De acordo com a Fitch Ratings, “o ‘rating’ de Angola equilibra os fracos indicadores de governação, a elevada inflação, os elevados níveis de dívida pública em moeda estrangeira e um dos maiores níveis de dependência de matérias-primas entre os países classificados pela Fitch, com reservas externas maiores que os seus pares, excedentes da balança corrente e riscos de dívida geríveis”.
Em nota, citada pela Lusa, a Fitch Ratings a Fitch Ratings prevê uma subida da inflação, de 13,8% este ano para 24,5% no próximo ano, antes de abrandar para 16,6% em 2025, e um ligeiro crescimento económico de 0,2% este ano, que subirá para uma média de 1,2% entre 2024 e 2025.
A subida dos preços deve-se à depreciação do kwanza e à implementação da reforma dos subsídios aos combustíveis, refere a Fitch Ratings, que prevê também um forte abrandamento do crescimento económico, depois de um crescimento de 3% em 2022.