![](https://estamosjuntos.co.ao/wp-content/uploads/2023/08/grupo_de_danca_kotukua_tumokena-scaled.jpg)
Festival de dança junta 20 grupos no Lubango
Vinte grupos, dos 40 inicialmente inscritos, participam, a partir de domingo próximo, no Lubango, do primeiro Festival Provincial de Dança Moderna e Tradicional, inserido no programa cultural das Festas de Nossa Senhora do Monte, em curso desde terça-feira (01).
À ANGOP, nesta cidade, a directora artística da Showas-Produções, Justina Kibeca, afirmou que o festival vai decorrer aos domingos, até ao final do mês, sendo que no primeiro domingo estarão presentes os grupos VLS, Os Ketcha, BFM, Ginkanas, Fenómeno Cultural, Arte do Bem-estar e o Millenium Cultural.
No Segundo domingo 13, a prova será disputada pelos conjuntos Black Toque, GB Dance, Unidos pelo Semba, Turma Dance, Team Fluxo, RMS Dance e os Misters, enquanto no derradeiro a disputa será entre os SBD, Mil toques, CRA, Os Converse, Asteid Pd, Artes Toque da Huíla e Barulho do Semba.
Os mesmos, segundo a fonte, vão exibir, para além de danças modernas, como a kizomba, tango, valsa, salsa, os estilos tradicionais como Topola, Ndjando, Tchissossi, Ekwendje, entre outros que carregam as manifestações populares e significados de grupos etno-linguísticos locais.
Justina Kibeca ressalta ser uma actividade que serve de ferramenta para compartilhar o património e a herança histórico-cultural do país.
O grupo vencedor terá como prémio 400 mil kwanzas e os restantes receberão certificados de participação.
Dados do Gabinete Provincial da Cultural, Turismo, Juventude e Desportos indicam que a Huíla controla mais de 50 grupos de dança tradicional e moderna.