
Félix Tshisekedi diz que PR angolano apresentou “propostas muito interessantes” para pacificar RDCongo
O Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, que se encontrou em Luanda com o homólogo angolano, esta segunda-feira, afirmou que João Lourenço apresentou “propostas muito interessantes” para a paz na região, sem acrescentar detalhes.
Segundo Félix Tshisekedi, citado pela Agência Angola Press (Angop) à saída da audiência com João Lourenço no Palácio Presidencial em Luanda, o encontro, que decorreu foi “muito proveitoso” e abordou “iniciativas para reforçar os esforços de paz e segurança” no leste da RDCongo.
Tshisekedi enalteceu igualmente o papel do chefe de Estado angolano, enquanto presidente em exercício da União Africana, na liderança de acções para a pacificação do seu país.
“O Presidente João Lourenço, como homem de iniciativas, apresentou-me algumas propostas que considero muito interessantes e que espero que nos permitam avançar no plano da paz República Democrática do Congo”, disse o Presidente congolês.
As propostas apresentadas por João Lourenço “não se afastam dos processos já existentes, nomeadamente os acordos de Washington e de Doha, mas visam antes reforçar e complementar os caminhos já abertos para a paz”, ressalvou.
Tshisekedi e Lourenço, que mantêm encontros regulares, refere a Angop, analisaram a evolução do conflito armado no leste da RDCongo bem como os esforços regionais e internacionais em curso para a pacificação da região.
Os Presidentes da RDCongo e do Ruanda, Paul Kagame, assinaram em Dezembro de 2025, em Washington, sob mediação do Presidente dos Estados Unidos da América, com o objectivo de acabar com o conflito, garantir a retirada das tropas ruandesas do território congolês e a cessação do apoio às milícias armadas.
Contudo, após a assinatura do acordo, testemunhado por alguns Chefes de Estado africanos, incluindo João Lourenço, a RDCongo tem se queixado que persistem os confrontos na região e as forças do Movimento 23 de Março (M23) continuam a avançar em várias cidades.