Estamos juntos

Exploração de minérios rende 15,7 milhões de Kwanzas

A exploração mineira na província do Cuanza-Sul permitiu a produção de 12,8 mil toneladas e uma arrecadação de 15,7 milhões de kwanzas para os cofres do Estado, entre 2024 e o primeiro trimestre de 2026.

Os números consolidam o sector como um dos importantes contribuintes para o desenvolvimento económico da província, através da geração de receitas, criação de empregos e implementação de projectos sociais nas comunidades.
De acordo com o chefe do Departamento de Recursos Minerais do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Germano António, os principais minérios actualmente explorados na província são o quartzo, gesso, calcite e calcário, recursos que têm contribuído para dinamizar a actividade económica em diversos municípios.
Germano António referiu que os municípios do Sumbe, Conda e Seles concentram as principais operações mineiras da província, sendo responsáveis pela geração de mais de uma dezena de postos de trabalho directos, além de oportunidades indirectas ligadas aos serviços de apoio à actividade extractiva.
O responsável explicou que a exploração mineira tem desempenhado um papel importante na arrecadação de receitas para os cofres do Estado, ao mesmo tempo que cria oportunidades de emprego para as populações locais, contribuindo para a melhoria das condições de vida das comunidades beneficiadas.
No plano social, destacou a construção de uma escola de quatro salas de aula na localidade da Pocariça, município da Conda, como um dos exemplos dos benefícios resultantes da actividade mineira, fruto do cumprimento das obrigações sociais por parte das empresas que operam na região.
Apesar dos ganhos económicos e sociais registados, o responsável reconheceu a necessidade de garantir um equilíbrio entre a exploração dos recursos minerais e a preservação do meio ambiente, sublinhando que as empresas são obrigadas a apresentar estudos de impacto ambiental antes da implementação dos projectos mineiros.
De acordo com Germano António, estes estudos permitem identificar e mitigar os possíveis efeitos negativos da actividade extractiva sobre os ecossistemas, assegurando que a exploração dos recursos seja realizada de forma responsável e sustentável.
Notícias relacionadas
Comentários
Loading...