Eximbank dos EUA aposta nas energias renováveis em África
O Banco de Exportações e Importações dos Estados Unidos (Eximbank) quer aumentar o foco da sua actividade nas energias renováveis e em África e diz que está aberto a financiar “todos os negócios em todos os sectores”.
“O mandato para as energias renováveis decorre do Congresso e coincide com aquilo que o Governo nos pediu para fazer”, disse Reta Jo Lewis numa entrevista à Bloomberg, na qual salientou que também é seu objetivo aumentar o número de projetos em países de África, entre os quais estão a construção de duas centrais solares em Angola e a participação no projeto de exploração de gás natural da TotalEnergies em Moçambique.
“Estamos interessados em todos os tipos de projectos, em todos os sectores”, acrescentou a responsável, referindo-se à vontade de aumentar o financiamento em África.
Em Junho, o Eximbank aprovou um empréstimo direto de mais de 900 milhões de dólares, para a construção de duas centrais solares em Angola, um dos maiores investimentos em energias limpas feitas por esta agência que fomenta as exportações dos Estados Unidos.