Empresários brasileiros preparam criação de Câmara de Comércio
A criação, em Julho, de uma nova Câmara de Comércio Angola-Brasil, com o objectivo de promover a integração e o intercâmbio de negócios entre os dois países, é dos grandes desafios do novo elenco directivo da Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola.
O anúncio foi feito, esta quinta-feira, em Luanda, pelo presidente da Associação, Raimundo Lima, eleito a 3 de Maio deste ano. O Presidente referiu que a criação da primeira câmara de comércio entre os dois países, sedeada em Angola com o foco para o reforço do intercâmbio comercial, consta no plano de accão para um mandato de dois anos.
O responsável da Associação dos Empresários e Executivos Brasileiros em Angola disse que a proclamação da Câmara de Comércio está prevista para Agosto, por ocasião da visita ao país do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Uma das principais tarefas é a criação da Câmara de Comércio Angola-Brasil (CCAB). A CCAB vai promover uma maior integração económica entre empresários angolanos e brasileiros”, afirmou, referindo que o estatuto já foi elaborado para a concretização deste desiderato. A iniciativa, sublinhou, foi analisada por outras associações empresariais angolanas para promover o networking, intercâmbio comercial, industrial, agropecuário, turístico, tecnológico e cultural.
Raimundo Lima acrescentou que a Associação pretende formalizar a câmara em Julho, para que em Agosto comece a funcionar. Referiu que a câmara surge no mo-mento certo, numa altura em que o Brasil quer fomentar as relações comerciais.
A Associação dos Empresários e Executivos brasileiros, disse, está pronta para promover as potencialidades naturais, oportunidades de investimento de Angola e mobilizar os empresários estrangeiros, do Brasil e doutras geografias, a investirem no país. A Câmara vai actuar nos diversos segmentos de negócio, como indústria, turismo, agricultura, pecuária e outros, com potencial para a geração de riqueza e oportunidades de emprego.
“Apesar do longo período de amizade e irmandade, não existe uma câmara entre os dois países baseada em Angola. É a primeira que vai ser criada e terá a designação de Câmara de Comércio Angola-Brasil”, disse.