
Dia da Industrialização de África dá enfâse ao empoderamento feminino
Assinala-se, hoje, segunda-feira, 20, o dia de Industrialização de África. Sob o lema “acelerando a industrialização através do empoderamento das mulheres africanas no processo para um mercado integrado”, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, em mensagem a propósito da data, sublinha que acelerar a industrialização do continente é vital para impulsionar o crescimento, diversificar as economias, fomentar a resiliência aumentar o emprego e combater a pobreza.
Guterres adverte, porém, que para se bem sucedida a industrialização deve ser sustentável e inclusiva e tal como o tema deste ano sublinha a “aceleração da industrialização de África depende da capacitação das mulheres africanas” refere o responsável máximo das Nações Unidas.
Aumentar o número de mulheres empregadas na indústria transformadora é a forma mais viável de maximizar a produtividade e garantir que os benefícios do crescimento industrial chegam às famílias e às comunidades dos seus trabalhadores.
O Secretário-Geral da ONU apela ao redobrar de esforços para eliminar os obstáculos que impedem as mulheres de participar e de beneficiar do desenvolvimento industrial e da inovação tecnológica.
Finalmente, Guterres, sublinha que as Nações Unidas estão fortemente empenhadas em acelerar estes esforços e a trabalhar em conjunto em toda a África para alcançar os objectivos da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e da agenda 2063 da União Africana. “Juntos podemos concretizar a visão de uma África pacífica e próspera para todos”, conclui.