Estamos juntos

Comércio entre Angola e Austrália ronda os 200 milhões de dólares

O volume de negócios entre Angola e a Austrália, nos últimos quatro anos, está calculado em cerca de 200 milhões de dólares, dominado pelo sector mineiro.

A informação foi avançada, esta terça-feira, em Luanda, pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Austrália.

Divaldo dos Santos apresentou estes indicadores na 1ª Conferência Anual da Câmara de Comércio e Indústria Angola-Austrália. Na ocasião, realçou que o valor de investimento está ainda aquém do desejado, constituindo um desafio da Câmara, com apoio do Governo angolano, reforçar as parcerias em novas áreas de investimentos.

De acordo com Divaldo dos Santos, a Austrália tem maior investimento no sector mineiro. A estratégia é unir os dois países para a diversificação nos sectores prioritários.

Fez saber que após um encontro com a embaixadora da Austrália, realizada este mês, ficou acordado que em Outubro vem a Angola uma delegação com vários empresários, para acerto do que será o investimento australiano no país em outros sectores.

O presidente da Câmara apontou a falta de Embaixada (residência permanente) e a questão do visto como um dos grandes desafios para melhorar o ambiente de negócios entre os dois países.

“Ter a Embaixada aqui seria uma mais-valia, para que os empresários pudessem circular à vontade sem nenhum tipo de barreira”, disse.

A Câmara controla, actualmente, 30 empresas, com maior foco no sector mineiro e, segundo avançou, a Austrália pretende investir em Angola nos sectores da Agricultura, Transportes, Aviação e Saúde.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...