Estamos juntos

Cabo Verde único PALOP que conquistou medalhas nos jogos olímpicos

Caiu o pano ontem, domingo, dia 11, da 33ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão, em Paris. O continente africano teve como grande arrebatador de medalhas o Quénia – sempre muito forte no atletismo, sobretudo no que diz respeito às corridas de fundo e meio-fundo-, que conquistou 11.

Dos PALOP, só Cabo Verde chegou ao pódio, numa medalha de bronze inédita conquistada no boxe, na categoria de -51 quilos. O autor do feito foi David Pina, sagrando-se o primeiro atleta cabo-verdiano de sempre a ganhar uma medalha olímpica. “É uma sensação de alegria, saber que somos um país tão pequeno, chegámos aqui com a cabeça erguida sabendo que já conseguimos um bom resultado e que ainda podemos conseguir mais. A sensação é de objectivo realizado, porque viemos de Cabo Verde com o sonho na mala com o único objectivo de conseguir pela primeira vez uma medalha para o nosso país”, disse.

E acrescentou: “É um momento de alegria, mas temos de ter os pés no chão, porque queremos mais. Atribuo todo o mérito da conquista ao meu treinador que está por detrás do meu sucesso, que estudou o adversário, que montou as táticas e as estratégias.”

Angola, Moçambique e Guiné-Bissau não conseguiram chegar ao pódio em Paris. O Brasil, naturalmente, foi o país da CPLP com o medalheiro mais gordo, 20, seguido de Portugal com quatro.

No que diz respeito à tabela final, não há grandes surpresas. Pela oitava edição consecutiva dos Jogos Olímpicos de Verão, os EUA lideram o ranking de atletas mais medalhados: 126 medalhas ao todo, mas no que toca ao ouro, divide a liderança com a China. Ambos os países venceram 40 medalhas de ouro.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...