Anúncio dos resultados das presidenciais nas Comores gera confrontos nas ruas de Moroni
De acordo com o correspondente local da Agência France Press (AFP), na manhã de hoje, quarta-feira, dia 17, eclodiram protestos em vários pontos da capital Moroni.
Os confrontos eclodiram em várias zonas da capital em reacção ao anúncio dos resultados provisórios das eleições presidenciais de terça-feira, em que o Presidente Azali Assoumani foi reeleito. Embora os observadores internacionais tenham considerado o acto eleitoral globalmente livre e transparente, a oposição e uma parte da população começaram a manifestar o seu desacordo.
Vários soldados foram apedrejados e tiveram de desmantelar diversas barricadas montadas pelos populares. “O povo não está contente. Por causa das eleições, que são fraudulentas, é uma farsa”, disse um transeunte perto do mercado de Volo Volo, citado pela AFP.
Embora os observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e da União Africana (UA) tenham considerado as eleições livres e transparentes, a oposição contesta os resultados e denuncia um processo eleitoral em que o presidente cessante, Azali Assoumani, obteve 62,97% dos votos. As incoerências nos números da participação anunciados na terça-feira reforçaram as acusações da oposição de fraude maciça.