Estamos juntos

Angola VS Nigéria: Uma história tristemente marcada pela morte em campo de Okwaraji

Na próxima sexta-feira, dia 2, a selecção de futebol de Angola irá defrontar as Super Águias da Nigéria, em jogo dos quartos de final do CAN2023, a decorrer na Costa do Marfim.

Aqui recordamos os principais duelos entre os dois conjuntos, agora treinados por dois técnicos portugueses. Pedro Gonçalves (Angola) e José Peseiro (Nigéria).

Lagos, 12 de Agosto de 1989. Apuramento para o Mundial de 1990

Após um empate a duas bolas em Janeiro, as duas selecções defrontaram-se no Estádio Nacional de Lagos, Nigéria, para as eliminatórias do Campeonato do Mundo de 1990, realizado em Itália.

Muitos nigerianos estavam optimistas quanto a uma vitória das Super Águias, mas mal sabiam eles que aquele seria um dos dias mais negros do futebol nigeriano.

A Nigéria precisava de uma vitória para se manter ao ritmo do líder do grupo, os Camarões. As Super Águias estiveram bem durante a maior parte do jogo e chegaram mesmo a marcar aos 44 minutos, por intermédio de Stephen Keshi. Mas o minuto que todos fixaram foi o 77 minutos. Okwaraji, sem que ninguém lhe tivesse tocado, caiu inanimado no relvado. O jogo foi imediatamente interrompido e o jogador transportado para o hospital. Enquanto isso, o jogo terminava com o golo solitário de Keshi. Pouco depois, chegou a notícia de que o coração do jogador de 25 anos não havia resistido. O país inteiro mergulhou num luto profundo. Aquele dia ficou gravado na memória dos nigerianos para sempre. Os Camarões acabaram por se qualificar para o Campeonato do Mundo à frente das Super Águias.

Benim, 21 de Junho de 2003. Eliminatória da Taça das Nações Africanas

O que era suposto ser uma vitória mais ou menos fácil da Nigéria sobre Angola, garantindo a qualificação para o CAN 2004, acabou por se revelar bem mais difícil do que se esperava. Desta vez, as duas equipas defrontaram-se no Estádio Samuel Ogbemudia, em Cotonou, Benin, com a Nigéria a tentar qualificar-se à frente dos angolanos. O primeiro jogo em Luanda terminou sem golos, e as Super Águias estavam optimistas quanto à vitória em terreno neutro. Uma vitória da Nigéria dava o passaporte para o CAN da Tunísia. Contudo, foi Angola que se adiantou no marcador, por Paulo Figueiredo, aos 9 minutos. Aos 55 minutos, Akwá fez 2-0. No minuto seguinte a Nigéria reentrou no jogo com um golo de Kalu Uche. Seis minutos mais tarde, Peter Odemwingie converteu o penalti dando um ponto à Nigéria, o que garantiu a qualificação para o CAN.

Kano, Junho de 2006, jogo de qualificação para o Mundial de 2006

Em Junho de 2005, no Estádio Sani Abacha, em Kano, as Super Águias sofreram um rude revés diante dos Palancas Negras com vista à qualificação para o Campeonato do Mundo de 2006.

Estranhamente, a Federação Nigeriana de Futebol decidiu realizar o jogo na cidade de Kano, o que não foi bem recebido por muitos adeptos e jornalistas. Pensava-se que as Super Águias iriam usar o calor e a humidade de Kano a seu favor.

No ano anterior, a Nigéria havia perdido a primeira mão em Angola, com o único golo a ser marcado por Akwá. As Super Águias necessitavam de uma vitória para manterem vivas as esperanças de acesso ao Campeonato do Mundo.

As coisas até começaram a correr bem quando Augustine “Jay Jay” Okocha deu vantagem à Nigéria logo aos 5 minutos do jogo. Mas Paulo Figueiredo, aos 60 minutos, empatou para os Palancas Negras,

levando a selecção angolana à única presença, até à data, num Campeonato do Mundo de futebol, neste caso o de 2006, na Alemanha.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...