África do Sul e Mali nos quartos de final do CAN
África do Sul e Mali fecharam ontem, terça-feira, dia 30, o lote de apurados para os quartos de final da CAN2023 de futebol, num dia que mais um dos favoritos foi eliminado, desta vez Marrocos.
Os leões do Atlas, semifinalistas no Mundial 2022 e grande favorita a vencer a prova que está a decorrer na Costa do Marfim, acabou derrotada pelos Bafana Bafana, por 2-0, e juntou-se ao campeão Senegal e ao vice-campeão Egipto na lista de eliminados nos ‘oitavos’.
No primeiro jogo do dia, o Mali bateu o Burquina Faso, por 2-1, e também seguiu para a próxima ronda, algo que não acontecia desde 2013.
Na cidade de San-Pedro, após uma primeira parte sem golos, a África do Sul colocou-se com surpresa na frente do marcador, aos 57 minutos, através de um golo de Makgopa. Mas o pior, para Marrocos, ainda estava para vir, quando Hakimi, a grande estrela da equipa, falhou uma grande penalidade, acertando na barra, aos 85 minutos. Aos 90+4, Amrabat viu o vermelho directo por interromper uma clara oportunidade de golo.
Na jogada seguinte, aos 90+5 minutos, Mokoena selou a surpresa e o apuramento, com um livre directo que não deu hipóteses ao guarda-redes Bono.
A África do Sul vai agora defrontar nos quartos de final Cabo-Verde, outra grande sensação da prova, num duelo agendado para 3 de Fevereiro, na mesma data em que Mali e Costa do Marfim também se defrontam.
Em Korhogo, a equipa maliana chegou à qualificação com golos de Edmond Tapsoba, antigo jogador do Vitória de Guimarães, na própria baliza, e Lassine Sinayoko, aos três e 47 minutos, respectivamente, enquanto o Burquina Faso ainda reduziu de grande penalidade, aos 57, por Bertrand Traoré.
Os quartos de final da CAN2023 arrancam a 2 de Fevereiro com um confronto entre Angola, orientada por Pedro Gonçalves, e a Nigéria, de José Peseiro, sendo o outro jogo R. D.Congo-Guiné Conacri.