Estamos juntos

Hospital Josina Machel realiza mais de 30 cirurgias complexas por mês

A chefe do serviço de neurocirurgia do Hospital Josina Machel, Julieta Mandinge, disse, em entrevista ao Jornal de Angola, que a unidade hospitalar realiza 30 a 35 cirurgias neurológicas por mês, sendo a maior parte delas de alta complexidade, com realce para os traumas raquimedular, envolvendo a coluna, desde a cervical, dorsal e lombar.

De acordo com Julieta Mandinge, em regra, as causas das várias lesões ligadas à zona crânio-cervical são os acidentes de viação, mergulhos em águas rasas, enforcamentos e agressões físicas que acabam por partir as vértebras,  que dentro contêm  estruturas responsáveis pela respiração, como o diafragma.

Julieta Mandinge destaca também que são realizadas outras cirurgias complexas, como de traumas crânio-cefálicos, fracturas, hematomas, tumores de supartetorial (parte externa do cérebro) e a infratetorial (parte interna do cérebro) sendo estes os tumores mais perigosos que, geralmente, estão associados a uma hidrocefalia, e as cirurgias degenerativas da coluna como a hérnia discal.

 A chefe do serviço de neurocirurgia do Hospital Josina Machel informou que estão em  lista de espera para serem operados nos próximos dias mais de 15 pacientes ,com critérios de urgência.

“A procura dos nossos serviços é grande. Vários casos gravíssimos, oriundos de todas as províncias, vão para a lista de espera. Por falta de algumas condições técnicas de trabalho, a prioridade é mais para os traumatizados, com lesões gravíssimas, que não podem esperar, porque de contrário acabam por morrer”, frisou.

  Segundo a neurocirurgiã, são atendidos em consultas externas cerca de 30 pacientes por dia de consulta, que são feitas  de quarta a sexta-feira.

Em relação ao número de mortes, a neurocirurgiã disse que a média tende a ser alta, exemplificando que, se derem entrada cinco traumatizados, três acabam por morrer, devido às graves lesões que sofrem e à demora a chegar ao hospital.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...