Vitória de Trump no Iowa torna-o “claro favorito” dos republicanos
O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apelou hoje aos apoiantes para que façam doações à sua campanha de eleição.
Admitindo que a vitória do seu opositor, Donald Trump nas primárias do Iowa o torna no “claro favorito” do Partido Republicano nas presidenciais.
“Parece que Donald Trump acabou de vencer em Iowa. Ele é o claro favorito do outro lado agora. Mas o problema é o seguinte, esta eleição sempre foi sobre tu (eleitor) e eu contra os republicanos extremistas do MAGA. Foi verdade ontem e será verdade amanhã”, disse Biden.
Biden referindo-se ao ‘slogan’ usado por Trump ‘Make America Great Again’ (MAGA).
Nesse sentido, pediu aos apoiantes para contribuírem para a sua página de angariação de fundos, adicionando um link no seu perfil pessoal na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.
O Presidente usou os seus primeiros discursos de campanha de 2024 para considerar que Trump representa uma séria ameaça à democracia americana, citando a sua recusa em aceitar os resultados das eleições de 2020 e em condenar a violência política.
Por sua vez, o republicano criticou Biden, a quem descreveu como o “pior Presidente” da história do país.
Trump venceu na segunda-feira as primárias republicanas do Iowa com 51,1 por cento dos votos, conseguindo vitória em todos os condados, excepto um, e 20 delegados (com 55.432 votos), um número muito superior ao do governador da Florida, Ron DeSantis, com oito delegados e 23.054 votos.
Atrás, ficou a ex-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, com outros sete delegados (20.687 votos) que venceu no condado de Johnson.
Após os resultados, Trump garantiu que se sente “reforçado” e “enormemente honrado” e afirmou mais uma vez que o seu objectivo é “tornar a América grande novamente”, tal como diz ter feito durante o seu mandato.
“Sinto-me óptimo. Sinto-me muito honrado (…). Temos de retomar o nosso país, (…) ele passou por muitas coisas ruins nos últimos três anos e continua a passar”, declarou Trump, em entrevista exclusiva à Fox News.
Com esta primeira eleição do calendário primário americano, os cidadãos estão a decidir a composição da delegação de cada Estado para as convenções nacionais, onde será proclamado quem representará os republicados nas eleições gerais, marcadas para Novembro.
O Partido Republicano realizará a sua convenção entre 15 e 18 de Julho, em Milwaukee (Wisconsin), enquanto os Democratas se reunirão de 19 a 22 de Agosto, em Chicago (Illinois).