Estamos juntos

Vistos de trabalho de Cabo-Verde para Portugal quadruplicaram no último ano

Um ano após a entrada em vigor do Acordo de Mobilidade Laboral assinado entre Cabo-Verde e Portugal, o número de vistos atribuídos por Portugal para fins laborais quadruplicou.

Só este ano, 2023, o serviços consulares de Portugal na Cidade da Praia emitiram seis mil vistos de trabalho. Para a Ministra do Trabalho e Solidariedade e Segurança Social de Portugal, Ana Mendes Godinho, citada pela RDP África, a simplificação do processo e a colocação de um adido na embaixada de Cabo-Verde exclusivamente para questões laborais têm contribuído para a celeridade do processo. “Neste momento, os vistos nacionais atribuídos pela embaixada de Portugal em Cabo-Verde, quadruplicaram, mas ainda temos de ir mais longe. A semana passada aprovámos ainda uma maior simplificação e o adido aqui localizado tem mesmo essa função de simplificar e ajudar na garantia de ligação entre as empresas que estão à procura de trabalhadores e o IFP aqui de Cabo Verde procurando fornecer sempre informação fidedigna às pessoas.”

Já o Ministro Cabo-Verdiano da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Elísio Freire, considera que o aumento do número de vistos de trabalho demostra que os governos de Cabo-Verde e Portugal agiram bem ao assinar o Acordo de Mobilidade Laboral, o ano passado. “Há um ano definimos que íamos criar o Centro de Formação Profissional de excelência que hoje temos. Queríamos ter um adido da embaixada de Portugal para tratar da questão do visto de trabalho, conseguimos. Iríamos criar uma equipa de trabalho para fazer a monitorização do processo. Essa equipa está criada, o que quer dizer que o acordo está a ser totalmente cumprido, pelos dois países.”

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...