
Universidade Rainha Njinga a Mbande autorizada a reabrir cursos de saúde
A Universidade Rainha Njinga a Mbande foi autorizada a título excepcional pelo Ministério de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) a reabrir os cursos de Ciências Médicas da Saúde, referentes ao presente ano lectivo.
De acordo com o Decreto Executivo n.º 31/2025, de 20 de Outubro, o MESCTI autorizou, a título excepcional, a retoma das inscrições nos cursos da área da saúde, interrompidos até à conclusão do processo de verificação das condições académicas, técnicas e laboratoriais exigidas por lei.
A decisão ocorreu no seguimento da mais recente avaliação externa realizada à instituição.
No total, a Universidade Rainha Njinga a Mbande tem disponíveis 185 vagas, 70 das quais para o curso de Medicina, 70 para Ciências de Enfermagem e 45 para Ciências Farmacêuticas, destinadas a candidatos com formação concluída em Ciências da Saúde, Ciências Físicas e Biológicas ou Bioquímica.
As inscrições decorrem de 27 de Outubro a 7 de Novembro, via online, com cedência ao link da referida instituição.
O processo requer a apresentação da cópia do Bilhete de Identidade actualizado, do certificado de habilitações literárias e o pagamento de 5.000 kwanzas por cada opção, via RUPE (Referência Única de Pagamento ao Estado).
O calendário académico define o dia 13 de Novembro para a realização do exame de acesso, a publicação dos resultados entre 14 e 18, as matrículas de 19 a 21, e o início das aulas no dia 24 de Novembro.