Ucrânia pede exclusão da Rússia da ONU
Ucrânia pediu hoje a exclusão da Rússia das Nações Unidas, numa iniciativa com poucas hipóteses de sucesso, já que Moscovo tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.
A Ucrânia pede aos Estados-membros da ONU (…) que privem a Federação Russa do seu estatuto de membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e a excluam da ONU como um todo”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, em comunicado.
Para a diplomacia ucraniana, a Rússia “ocupa ilegalmente o lugar da URSS no Conselho de Segurança da ONU” desde 1991, quando se deu o desdobramento da antiga União Soviética em 15 novos países, argumentando que a “Rússia é uma usurpadora do lugar”.
“As três décadas de presença ilegal na ONU foram marcadas por guerras e tomada de territórios de outros países, uma mudança forçada de fronteiras reconhecidas internacionalmente e tentativas de satisfazer as suas ambições neoimperiais”, frisou Kiev no mesmo comunicado.
31 years ago Russia abused the UN Charter and usurped USSR’s seat at the UN Security Council — bypassing the only legitimate procedure set by the Charter. Russia’s presence at the UNSC and the UN as a whole is illegitimate. Ukraine’s official statement: https://t.co/rZVC1pV0MY
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) December 26, 2022
Numa mensagem na rede social Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acrescentou que “a presença da Rússia no Conselho de Segurança e na ONU como um todo é ilegítima”.
A Rússia é um dos cincos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e tem poder de veto.
Estados Unidos da América, China, França e Reino Unido são os outros países que têm assento permanente neste órgão.
<div class=”vjs-wrapper embed big”></div>