Trovoada desdramatiza substituição do ministro de Negócios Estrangeiros de São Tomé
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares de São Tomé e Príncipe, Gareth Haddad do Espírito Santo Guadalupe, vai acumular a pasta de Ministro do Negócios Estrangeiros que ontem, terça-feira dia 8, foi exonerado pelo Presidente da República são tomense sob proposta do Primeiro-Ministro, na sequência do pedido de demissão apresentado por Alberto Pereira, após críticas a Portugal e a Angola sobre o ensino do Português na Guiné-Equatorial.
A informação foi avançada ontem, terça-feira, 8 de Agosto, pelo Primeiro-Ministro, Patrice Trovoada, que acredita que tal decisão não vai ter impacto na organização da cimeira da CPLP que o país vai acolher de 21 a 27 de Agosto.
“O Ministro da Presidência do Conselho de Ministros assegurará cumulativamente as funções, depois anunciaremos, em tempo oportuno, quem será o próximo ministro do Negócios Estrangeiros”, adiantou Trovoada, citado pela Lusa. “Temos a cimeira dentro de 20 dias, os estados-membros percebem que o novo ministro que entra agora em funções não faz qualquer diferença. Temos os dossiers bem preparados, a CPLP em Lisboa também, os preparativos estão a andar bem e as matérias a ser debatidas também estão perfeitamente entendidas, por conseguinte não vai alterar nada”, assegurou Patrice Trovoada.