Estamos juntos

Sonangol fecha 2022 com um volume de negócios de 13,4 mil milhões USD

A petrolífera nacional Sonangol encerrou o ano de 2022 com um volume de negócios na ordem dos 6,23 biliões Kz, o equivalente a 13,4 mil milhões de dólares, observando-se um aumento de 50% quando comparado ao período de 2021.

De acordo com o Relatório Anual e Contas, a Sonangol registou uma EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 5,3 mil milhões de dólares, representando um aumento de mais de 50%, pelo segundo ano consecutivo e um resultado líquido acima de 1,8 mil milhões de dólares.

O documento aponta a redução contínua da materialidade das reservas de auditoria, como consequência das medidas que têm sido tomadas pelo Conselho de Administração da Sonangol, ao longo dos últimos anos.

A Sonangol, conforme descreve o documento, está convicta que, a médio prazo, irá continuar a colher os frutos da sua implantação, incluindo a eliminação integral das reservas de auditoria.

Para minimizar os impactos que poderão ocorrer, a médio e longo prazos, durante o período da transição energética e tendo em conta que as alterações climáticas poderão afectar a oferta e a procura de energia, tanto a nível local como global, a Sonangol está a diversificar a sua carteira de investimentos com parceiros de referência internacional.

Dos dados apresentados, destaca-se também o facto de a Sonangol ter registado o maior volume de negócios anual desde a sua separação da função concessionaria, transferida para a ANPG – Agência Nacional de Petróleo e Gás.

O Balanço de um ano em que a empresa cumpriu integralmente com todos os acordos internacionais, apresenta, por outro lado, o registo de aumento dos níveis de consumo de refinados para mais de 4,5 milhões de toneladas métricas, correspondentes a 18% acima do consumido em 2021, resultante, essencialmente, do retorno da actividade económica.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...