
Sissoco Embaló anuncia recandidatura à presidência da Guiné-Bissau
O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, anunciou ontem, terça-feira, 26 de Setembro, que será candidato às próximas eleições presidenciais no país, aproveitando para revelar a data das mesmas: 24 de Novembro de 2025.
“Vou apresentar-me às eleições presidenciais de 24 de Novembro de 2025 e vou ganhá-las à primeira volta. Aliás, preciso apenas de três semanas para fazer a campanha e não preciso de três anos para a campanha. As únicas pessoas que poderiam defrontar-me hoje na política, seriam os presidentes Kumba Yalá e o Nino Vieira”, afirmou Embaló aos jornalistas que o aguardavam no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, proveniente dos Estados Unidos de América, onde participou na 78ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Sissoco Embaló aproveitou a ocasião para anunciar a realização da festa da comemoração de 24 de Setembro no dia das forças armadas da Guiné-Bissau, que se assinala a 16 de Novembro, tendo frisado que a cerimónia contará com a presença de vários chefes de Estado e de Governo, entre os quais, os Presidentes de Angola, da Turquia, do Senegal, de Portugal e entre outros. Acrescentou que o presidente turco vai oferecer à Guiné-Bissau um navio para a Marinha Nacional, de forma a permitir a fiscalização do mar.