
Sector da Construção contribui com 5,5 por cento do PIB naciona
O sector da Construção, nos últimos anos, é responsável em média por 5,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) angolano, assumindo-se como um dos pilares centrais do desenvolvimento de Angola, considerou, na sexta-feira, o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação.
Carlos dos Santos, que falava na abertura da 2.ª edição da Feira Internacional de Negócios Imobiliários, citado pelo jornal de Angola, destacou que as infra-estruturas construídas pela República da China fazem parte da base para o progresso e desenvolvimento socioeconómico de Angola, em que se destacam reabilitações de mais de 20 mil quilómetros de estradas, construção de 1.700 unidades de pontes, bem como 100 mil unidades habitacionais em centralidades.
“A cooperação entre Angola e China é um marco importante para o presente e futuro no aprofundamento do sector da Construção, mas também em áreas como Comércio, Formação, Agricultura e Indústria”, disse.
Para Carlos dos Santos, muitas das empresas presentes no acto continuam a ser parceiras estratégicas na construção de infra-estruturas, não só ampliando as áreas, mas também pensando na diversificação do investimento, ou seja, pensarmos em regiões de parcerias público-privadas.
Carlos dos Santos demonstrou estar convicto que este acto contribuirá para o estabelecimento de parcerias sustentáveis para o desenvolvimento de negócios conjuntos e para que haja investimentos estruturantes que reforcem a resiliência e a competitividade da economia nacional, afirmou o ministro.
“Agora estamos comprometidos em criar de forma contínua a promoção de acções, visando a melhoria do ambiente de negócios, assim como a contínua formação técnica e profissional dos nossos jovens”, realçou o governante.