Estamos juntos

Quem é Patrice Beaumelle, o novo seleccionador dos Palancas Negras

No passado dia 29 de Setembro, o francês Patrice Beaumelle substituiu no comando técnico da selecção nacional de futebol de Angola o português Pedro Gonçalves.

 

Com contrato de dois anos, Beaumelle garantiu, na sua página do Facebook, que a sua estada no país será permanente. “No passado, quando fui seleccionador da Zâmbia, dividia o meu tempo entre o país e Marselha. Naturalmente, terei de viajar para visitar a minha família e também para acompanhar de perto os jogadores que actuam no estrangeiro. Mas, desta vez, eu e a minha equipa técnica vamos permanecer em Angola. Isso é muito importante: precisam de nos ver todos os dias.” A decisão é vista como um sinal de compromisso e proximidade, permitindo maior acompanhamento dos trabalhos e contacto diário com os jogadores que evoluem no Girabola.

O grande objectivo do seleccionador gaulês inclui a preparação da equipa para a Taça das Nações Africanas (CAN) 2025 e as últimas jornadas das eliminatórias para o Mundial de 2026.

Percurso

Nascido a 24 de Abril de 1978 em Arles, França, Patrice Beaumelle teve uma carreira modesta como jogador, representando clubes como o Nimes B e o Es Grau-du-Roi e outros amadores.

Embora tenha iniciado a carreira de treinador no ano 2000, nas camadas jovens de clubes franceses, é a partir de 2011 que começa a destacar-se como adjunto de Hervé Renard, na selecção da Zâmbia que conquistou o CAN em 2012. Em 2013/14 substitui Renard como seleccionador principal. Em 2014/15, segue com Renard para a Costa do Marfim, onde conquistam o CAN 2015. De 2015/18, é o braço direito de Renard na selecção de Marrocos que faz furor no Mundial de Rússia em 2018. Depois, regressa à Costa do Marfim, mas já como treinador principal dos elefantes, qualificando-os para o CAN 2021, nos Camarões. Em 2022/23, abraça o projecto do MC Alger, na Argélia, o último antes de assumir o cargo de seleccionador dos Palancas Negras.

Estatísticas como treinador

Número total de jogos: 103

Vitórias: 52

Empates: 27

Derrotas: 23

Média de pontos por jogo: 1,78 ponto/jogo

Estilo e filosofia de jogo

1. Sistema táctico mais utilizado: 4-3-3

2. Isso implica um jogo ofensivo, com alas activas, meio-campo com três jogadores que permitem transições.

3. Ênfase no colectivo: em várias entrevistas, Beaumelle insiste no espírito de equipa, na construção de um grupo sólido, na alma de uma equipa. Não se contenta com jogadores tecnicamente bons, quer que sejam unidos.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...