
Quem é Patrice Beaumelle, o novo seleccionador dos Palancas Negras
No passado dia 29 de Setembro, o francês Patrice Beaumelle substituiu no comando técnico da selecção nacional de futebol de Angola o português Pedro Gonçalves.
Com contrato de dois anos, Beaumelle garantiu, na sua página do Facebook, que a sua estada no país será permanente. “No passado, quando fui seleccionador da Zâmbia, dividia o meu tempo entre o país e Marselha. Naturalmente, terei de viajar para visitar a minha família e também para acompanhar de perto os jogadores que actuam no estrangeiro. Mas, desta vez, eu e a minha equipa técnica vamos permanecer em Angola. Isso é muito importante: precisam de nos ver todos os dias.” A decisão é vista como um sinal de compromisso e proximidade, permitindo maior acompanhamento dos trabalhos e contacto diário com os jogadores que evoluem no Girabola.
O grande objectivo do seleccionador gaulês inclui a preparação da equipa para a Taça das Nações Africanas (CAN) 2025 e as últimas jornadas das eliminatórias para o Mundial de 2026.
Percurso
Nascido a 24 de Abril de 1978 em Arles, França, Patrice Beaumelle teve uma carreira modesta como jogador, representando clubes como o Nimes B e o Es Grau-du-Roi e outros amadores.
Embora tenha iniciado a carreira de treinador no ano 2000, nas camadas jovens de clubes franceses, é a partir de 2011 que começa a destacar-se como adjunto de Hervé Renard, na selecção da Zâmbia que conquistou o CAN em 2012. Em 2013/14 substitui Renard como seleccionador principal. Em 2014/15, segue com Renard para a Costa do Marfim, onde conquistam o CAN 2015. De 2015/18, é o braço direito de Renard na selecção de Marrocos que faz furor no Mundial de Rússia em 2018. Depois, regressa à Costa do Marfim, mas já como treinador principal dos elefantes, qualificando-os para o CAN 2021, nos Camarões. Em 2022/23, abraça o projecto do MC Alger, na Argélia, o último antes de assumir o cargo de seleccionador dos Palancas Negras.
Estatísticas como treinador
Número total de jogos: 103
Vitórias: 52
Empates: 27
Derrotas: 23
Média de pontos por jogo: 1,78 ponto/jogo
Estilo e filosofia de jogo
1. Sistema táctico mais utilizado: 4-3-3
2. Isso implica um jogo ofensivo, com alas activas, meio-campo com três jogadores que permitem transições.
3. Ênfase no colectivo: em várias entrevistas, Beaumelle insiste no espírito de equipa, na construção de um grupo sólido, na alma de uma equipa. Não se contenta com jogadores tecnicamente bons, quer que sejam unidos.