Estamos juntos

Quatro lusófonos pela primeira vez no CAN

O português será uma das línguas dominantes do próximo Campeonato Africano das Nações (CAN), a realizar-se de 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro, na Costa do Marfim. A competição terá, pela primeira vez na história, quatro seleções dos países de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. De fora, ficou somente São Tomé e Príncipe, um país que sofre demasiado com a sua exiguidade geográfica e demográfica.

Moçambique foi o último dos quatro a carimbar o passaporte ao vencer, num jogo dramático, o Benin, por 3-2, no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, no último sábado. Com esta vitória, os “Mambas” ficaram no segundo lugar do grupo L, atrás do Senegal, marcando presença pela sexta vez na fase final do CAN.

Dois dias antes, na quinta-feira, dia 7, Angola conseguiu assegurar o seu lugar, com um sofrido empate a zero, em casa, ante o Madagáscar, “lanterna vermelha” do grupo E, que foi ganho pelo Gana.

Cabo Verde, que já tinha assegurado a sua qualificação, perdeu neste domingo, 10, uma soberana oportunidade de terminar no primeiro lugar do grupo B. Aos 30 minutos, os “Tubarões Azuis” ganhavam por 2-0 em Lomé, mas no segundo tempo permitiram a reviravolta perdendo por 3-2. O Burkina Faso terminou primeiro no grupo.

A Guiné-Bissau, que tem um jogo a menos, também está qualificada para Costa do Marfim. Os “Djurtus” recebem hoje, segunda-feira, 11, a Serra Leoa, em Bissau.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...