Estamos juntos

Produção Industrial angolana cresce 7,61% em Maio

O Índice de Produção Industrial (IPI) em Angola registou um aumento de 7,61% em Maio deste ano, o que representa uma aceleração de 8,8 pontos percentuais (p.p.) em relação ao mês de Abril. A informação foi divulgada recentemente, em Luanda, pelo director-geral do Instituto Nacional de Estatística (INE), Joel Tuti, durante a apresentação mensal do IPI.

Apesar da variação positiva em termos mensais, Joel Tuti explicou que, em comparação com Maio de 2024, o índice registou uma queda de 1,59%. A sessão de apresentação dos dados foi acompanhada pelo secretário de Estado para o Investimento Público, Ivan Marques dos Santos.

De acordo com o INE, o crescimento registado em Maio foi impulsionado sobretudo pelos sectores de produção e distribuição de electricidade, gás e vapor, que tiveram um aumento de 12,10%. A indústria transformadora teve uma contribuição mais modesta, de apenas 1%.

Em relação aos preços, o Índice de Preços no Produtor registou uma desaceleração de 4,05% em Maio deste ano. A variação homóloga também foi negativa, fixando-se em 5,90%, o que corresponde a uma queda de 5 p.p. face ao mesmo mês do ano anterior.

Segundo Joel Tuti, “a evolução de preços no produtor, como um dos factores que têm estado a influenciar a tendência actual da redução da taxa de inflação, é determinada pela variação do Índice de Preço no Consumidor.”

No que diz respeito aos produtos, os que apresentaram maior variação foram os de energia (8,78%), seguidos dos bens intermédios (1,44%), bens de consumo (0,30%) e bens de investimento (0,29%), em comparação com Abril.

O Índice de Volume de Negócio (IVN) registou uma queda de 1,93% em Maio, o que representa uma redução de 0,40 p.p. face ao mês anterior. A variação homóloga foi de -14,53%, com uma descida de 77,26 p.p. A indústria transformadora teve o maior contributo mensal, com 0,49 p.p. Já o Índice de Pessoas ao Serviço subiu 6,81% face a Abril, mas recuou 2,24% em comparação com o mesmo mês de 2024.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...