
Presidente João Lourenço lamenta morte do nacionalista Brito Sozinho
O Presidente da República, João Lourenço, lamentou, hoje, a morte do nacionalista e embaixador, Brito Sozinho, ocorrida, terça-feira, vítima de doença.
Numa mensagem de condolências enviada à família do antigo embaixador, João Lourenço afirmou que foi com um profundo sentimento de pesar que tomou conhecimento do falecimento do nacionalista Brito Sozinho, cuja trajectória de vida é um exemplo de dedicação e entrega à causa da Pátria angolana.
“Muito jovem ainda, abandonou o país para se juntar a quem no exterior desenvolvia actividades a favor da luta de Libertação Nacional. Depois da Independência desenvolveu uma activa carreira diplomática, tendo sido embaixador em numerosos países africanos e nos países nórdicos da Europa”, lembrou o Presidente da República.
“Expresso os meus sentimentos a toda a família enlutada e a todos os seus amigos e companheiros de jornada nas várias frentes em que actuou”, escreveu.
Brito António Domingos Sozinho faleceu, terça-feira, 17, em Lisboa, Portugal, aos 84 anos, vitima de doença.
Participou na luta pela Independência Nacional e foi chefe das Missões Diplomáticas de Angola na Nigéria, Tanzânia, Guiné-Bissau, Suécia e Moçambique.