Estamos juntos

Presidente da República inaugura o Complexo Hospitalar Pedro Maria Tonha “Pedalé”

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou recentemente, em Luanda, o Complexo Hospitalar General-de-Exército Pedro Maria Tonha “Pedalé”, localizado no Morro Bento. A cerimónia contou com a presença da Ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, membros do Executivo e demais entidades convidadas.

Considerado como uma das unidades de saúde mais modernas e completas do país, o novo hospital destaca-se pela sofisticação tecnológica e pela capacidade de resposta a doenças de elevada complexidade, com especial enfoque na oncologia, radioterapia, hemodiálise, medicina nuclear e, futuramente, transplantes.

O Complexo Hospitalar Pedalé dispõe de 145 camas, 35 consultórios, 16 salas de exames, 25 cadeiras de hemodiálise e 8 de quimioterapia, além de um moderno bloco operatório, centro de imagiologia, unidade de cuidados intensivos, farmácia hospitalar e morgue. Equipado com tecnologia de ponta, inclui ainda dois aceleradores lineares, uma ressonância magnética 3 Tesla e um tomógrafo dual source de 256 cortes.

Com uma área construída de 42.157 m2, o Complexo é composto por quatro edifícios distintos, sendo que o edifício principal é composto por três pisos, integrando as áreas técnicas e de consultas externas. Além deste, conta também com o Centro de Treinamento Avançado, o Edifício de Apoio Integrado e o edifício que integra o heliporto e estacionamento com capacidade para 180 viaturas. Faz parte do conjunto um edifício residencial de seis pisos com 20 apartamentos destinados a profissionais de saúde.

O Centro de Treinamento Avançado, equipado com sala de cirurgia simulada e robôs de formação, vai reforçar a capacitação contínua de médicos e técnicos nacionais, permitindo a introdução de práticas inovadoras na medicina nacional.

Durante a construção, a cargo da WEDO, que assegurou a gestão integral do projecto, estiveram envolvidos 1.350 trabalhadores, dos quais 1.320 nacionais, promovendo emprego, transferência de conhecimentos e a formação de jovens quadros angolanos.

Com a entrada em funcionamento do Hospital Pedalé, Angola reforça significativamente a sua capacidade de diagnóstico e tratamento, especialmente na área da oncologia, colocando-se na linha da frente dos cuidados de saúde da região africana.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...